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sexta-feira, 9 de março de 2012

Arduino - Sistema de Segurança, Controle de Acesso

Arduino by my Self



Esta barra, indica o nível de dificuldade encontrado para cada experiência realizada.
sendo:
"VERDE", indicação de nível 1 a 5 (Fácil);
"AMARELO", indicação de nível 6 a 8 (Médio);
VERMELHO, indicação de nível 9 e 10 (Difícil);




Este projeto têm como objetivo, mostrar um uso prático do Arduino.

Um sistema de segurança para fazer o controle de acesso, por exemplo, da entrada de pessoas a um determinado ambiente seguro.

O sistema consta de um teclado para a entrada de uma senha, e um display LCD para visualizar mensagens.

A simulação é feita com LEDs, porém facilmente implementado para relés ou solenóides.

Como funciona:

Ao iniciar o sistema, um LED vermelho indica que o sistema está pronto, e neste caso não adianta digitar números no teclado, pois os mesmos não será processados; a não ser a tecla "#", que indicará ao sistema que alguém irá digitar uma senha.
Ao digitar "#"o sistema libera o teclado para a entrada da senha, e um LED amarelo sinaliza esta funcionalidade, bem como, será mostrado uma mensagem no display informar ao usuário que é necessário digitar a senha.
Digitando números no teclado (para cada um será emitido uma sinalização acústica), o sistema processará os dados.  
Se a quantidade de números digitar for igual a 4 e corresponder exatamente a senha do sistema, então será habilitato o relé ou o solenóide de acionamento (indicado por um LED verde, que irá piscar por cerca de 5 segundos, e o sistema estará liberado; durante esse período um som será emitido para sinalização; uma mensagem será mostrada no display, para informar ao usuário que o acesso foi liberado).
Se a quantidade de números digitados for 4 e não corresponder a senha esperado para o sistema, então o sistema não será liberado e voltará ao estado inicial.  O mesmo acontece se for pressionado a tecla "#" novamente.

O HARDWARE:
1 x Arduino UNO
1 x Teclado numérico 3x4
1 x Display LCD 2x16 I2C
1 x Buzzer
1 x Breadboard
4 x Resistores de 220O 1/8W
1 x LED verde 3mm
1 x LED Amarelo 3mm
1 x LED Vermelho 3mm
Fios e cabos para conexões

O CIRCUITO:
Utilize a breadboard para fazer as ligações:

Mini BreadBoard
BreadBoard


Para cada LED associar um resistor de 220O em série conectado ao terminal Anodo e o terminal catodo ligado diretamente ao negativo da alimentação. O outro terminal do resistor vai ligado ao Arduino, conforme abaixo:
Para o LED verde, terminal do resistor ligado ao pino 10  
Para o LED amarelo, terminal do resistor ligado ao pino 11
Para o LED vermelho, terminal do resistor ligado ao pino 12

Para o Buzzer, associar um resistor de 220O ao teminal positivo, sendo o terminal negativo do mesmo, ligado ao negativo da alimentação.  O outro terminal do resistor deve ser ligado ao pino 9 do Arduino.
Tipos variados de Buzzers
Buzzer soldável em placa


O teclado deve ser ligado da seguinte maneira:
Linha 1, ligada ao pino 5 do Arduino
Linha 2, ligada ao pino 4 do Arduino
Linha 3, ligada ao pino 3 do Arduino
Linha 4, ligada ao pino 2 do Arduino
Coluna 1, ligada ao pino 6 do Arduino
Coluna 2, ligada ao pino 7 do Arduino
Coluna 3, ligada ao pino 8 do Arduino

Detalhe da conexão flexível linhas x colunas
Teclado 4x3 flexível


Display I2C
Ligar o Vcc do dispositivo ao positivo da alimentação
Ligar o GND do dispositivo ao negativo da alimentação
Ligar o SDA do dispositivo ao pino A4 (analógico 4) do Arduino
Ligar o SCL do dispositivo ao pino A5 (analógico 5) do Arduino

Detalhe do adaptador I2C





Display I2C com BackLight azul e caracteres brancos




Diagrama:
Diagrama em fritzing
O Display LCD utilizado é um display I2C.


O SOFTWARE:
Abaixo o Software utilizado, com todos os comentários necessários (veja também o vídeo).

Este projeto foi baseado no projeto do Marcelo Rocha

Algumas modificações foram feitas para adequação somente.
Procurei deixar bem explicado, para que outras pessoas possam reproduzir com sucesso o experimento.

A versão 2 é ainda básica, somente para os primeiros passos, mais adiante versões mais completas.
/*
#################################################################################
#   Arquivo:            Tranca_Eletronica_v2.pde                                             
#       Micro-processador:  Arduino UNO         
#   Linguagem:    Wiring / C /Processing /Fritzing / Arduino IDE          
#
# Objetivo:           Tranca Eletrônica para controlede acesso
#  
# Funcionamento:    Ao pressionar #, libera para ser digitado a senha;
#                           se a senha estiver errada, volta ao estado inicial;
#                           Se a senha estiver correta, libera a porta;
#                           Simulação através de LEDs, porém adaptável a relés e travas
#                           Tons audíveis para orientação
#                           Display com as mensagens
#
#   Autor:              Marcelo Moraes 
#   Data:               20/02/12
#   Local:              Sorocaba - SP
#
#################################################################################
  Este exemplo é um código de domínio público.
 */
//Bibliotecas 
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>        //Esta biblioteca tem 2 versões uma está apropriada para o IDEv1.0
#include <Keypad.h>

//Inicialização do Display I2C
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27,16,2);


int count = 0;                                              //Contador de uso geral
char pass [4] = {'1', '9', '7', '1'};                 //Senha
const int yellowPin = 11;                             //Definição do pino do LED Amarelo
const int redPin = 12;                                 //Definição do pino do LED Vermelho
const int greenPin = 10;                              //Definição do pino do LED Verde
const int audioPin = 9;                                //Definição do pino do Buzzer
const int duration = 200;                             //Duração das sons tocados
const byte ROWS = 4;                              //Quatro linhas
const byte COLS = 3;                               //Três colunas

//Mapeamento de teclas
char keys[ROWS][COLS] = {
  {'1','2','3'},
  {'4','5','6'},
  {'7','8','9'},
  {'*','0','#'}
};
byte rowPins[ROWS] = {5, 4, 3, 2};                    //Definição de pinos das linhas
byte colPins[COLS] = {6, 7, 8};                          //Definição de pinos das colunas

//Cria o teclado
Keypad keypad = Keypad( makeKeymap(keys), rowPins, colPins, ROWS, COLS );
//Programa inicial 
void setup(){
  lcd.init();                                              //Inicializa o LCD
  lcd.backlight();                                     //Com Backlight
  Serial.begin(9600);                              //Inicializa a comunicação serial a 9600 bps
  
  //Deifinição de modo dos pinos
  pinMode(audioPin, OUTPUT);
  pinMode(yellowPin, OUTPUT);
  pinMode(redPin, OUTPUT);
  pinMode(greenPin, OUTPUT);
  lcd.clear();                                        //Limpa LCD
  key_init();                                         //Inicializa o sistema
}



//Loop Principal do Programa 
void loop(){
  char key = keypad.getKey();                         //Obtém tecla pressionada
  if (key != NO_KEY){                                  //Se foi pressionada uma tecla:
    if (key == '#') {                                          //Se a tecla é '#'
      code_entry_init();                                    //Então espera que seja inserida uma senha
      int entrada = 0;
      while (count < 4 ){                                  //Conta 4 entradas/teclas
        char key = keypad.getKey();                //Obtém tecla pressionada
        if (key != NO_KEY){                          //Se foi pressionada uma tecla:
          entrada += 1;                                     //Faz entrada = entrada + 1
          tone(audioPin, 1080, 100);                 //Para cada dígito emite um som de indicação
          delay(duration);                                 //Duração do som
          noTone(audioPin);                            //Para de emitir som
          if (key == pass[count])count += 1;       //Se a tecla pressionada corresponde ao dígito 
                                                                      //da senha correspondente, soma 1 no contador
          if ( count == 4 ) unlocked();                 //Se contador chegou a 4 e com dígitos corretos, 
                                                                     //desbloqueia siatema
          if ((key == '#') || (entrada == 4)){        //Se foi pressionada a tecla "#' ou foram feitas
                                                                     //4 entradas,
             key_init();                                         //Inicializa o sistema
            break;                                               //Para o sistema e espera por uma tecla
          }
        }
      }
    }
  }
}


//Inicializar o Sistema 
void key_init (){
  lcd.clear();                                                //Limpa o LCD
  lcd.print("Aguardando...");                        //Emite mensagem
  lcd.setCursor(0,1);                                   //Muda de linha
  lcd.print("Tecle #");                                  //Emite mensagem
  
  count = 0;                                                //Variável count é zero na inicialização
  
  //Emite som e acende LED Vermelho, indicando Sistema Iniciado
  digitalWrite(redPin, HIGH);
  digitalWrite(yellowPin, LOW);
  digitalWrite(greenPin, LOW);
  tone(audioPin, 1080, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
  tone(audioPin, 980, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
  tone(audioPin, 770, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
}

//Subrotina de Entrada da Senha 
void code_entry_init(){
  lcd.clear();                                                //Limpa LCD
  lcd.print("Entre a Senha:");                        //Emite mensagem
  
  count = 0;                                                //Variável count é zero na entrada de senha
  
  //Emite som e acende LEDs
  tone(audioPin, 1500, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
  tone(audioPin, 1500, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
  tone(audioPin, 1500, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
  digitalWrite(redPin, LOW);                            //Apaga LED Vermelho
  digitalWrite(yellowPin, HIGH);                      //Acende LED Amarelo
  digitalWrite(greenPin, LOW);                        //Apaga LED Verde
}


//Subrotina para Acesso Liberado 
void unlocked(){
  lcd.clear();                                                    //Limpa LCD
  lcd.print("Acesso Liberado!");                       //Emite mensagem
  
  digitalWrite(redPin, LOW);                           //Apaga LED Vermelho
  digitalWrite(yellowPin, LOW);                      //Apaga LED Amarelo
  
  //Executa 20 vezes +- 5 segundos, emite som e pisca LED verde
  for (int x = 0; x < 20; x++){ 
  digitalWrite(greenPin, HIGH);
  tone(audioPin, 2000, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
  digitalWrite(greenPin, LOW);
  tone(audioPin, 2000, 100);
  delay(duration);
  noTone(audioPin);
  delay(250);
  }
}

As bibliotecas deste projeto bem como as versões mais elaboradas estão disponibilizadas em:
https://github.com/Arduinobymyself/ElectronicDoorLock



VÍDEO:
Agora podemos ver o projeto completo

Dúvidas e sugestões enviem para: arduinobymyself@gmail.com



Bom!, espero ter mostrado, o quanto o Arduino é flexível, fácil e dinâmico na realização de projetos.
Até o próximo post.



Como muitos visitantes pediram:

Agora temos uma Atualização do Sistema de Segurança com Arduino.
Sendo possível entar como uma nova senha via teclado.
Lembrando que ela permanece enquanto o sistema estiver ligado (em caso de perda de energia, a senha volta para a senha padrão).

;-)

Abaixo o código completo e uma nova versão da biblioteca LCD via I2C para a IDE 1.0 e da biblioteca keypad

https://github.com/Arduinobymyself/ElectronicDoorLock







25/01/2019 - ATUALIZAÇÃO

NOVA VERSÃO DA TRANCA ELETRÔNICA:


Agora com LCD normal 16x2 e LCD I2C, no mesmo SW você pode escolher entre um e outro somente tirando o comentário de algumas linhas;
Lendo e gravando as passwords diretamente na EEPROM do arduino;
Agora o sistema não perde mais a password  em caso de ser desernergizado;
Conhecendo o password antigo, é possível configurar um novo password que será gravado na EEPROM;
Para efeitos mais práticos de simulção, foi adicionado um servo-motor para fazer o acionamento da tranca;
Os comentários e as Telas do SW agora estão no idioma Inglês (devido a esse projeto estar também hospedado em sites estrangeiros;
quando digitado o password, um máscara com * irá aparecer para não divulgar os números (somente para efeitos especiais, pois os numeros do password não são mostrados enquanto digitados);
Nessa nova edição o teclado foi alterado para o tamanho 4x4, ou seja as senhas agora podem ter letras e números, o comprimento da senha também pode ser alterado na programação inicial do sistema.
Foi acrescentado um RTC Real Time Clock, para mostrar a hora no display na tela principal.
Conta com um temporizador; caso a pessoa não entre a senha correta em 5 segundos, volta para a tela inicial.

Dessa forma algumas mudanças na pinagem e interconexão foram necessárias; siga no próprio software a pinagem para as conexões do sistema.

Todos os arquivos podem ser obtidos diretamente no GitHub da ArduinoByMySelf; incluindo as versões anteriores:
https://github.com/Arduinobymyself/ElectronicDoorLock

BREVE POSTAREI UM VÍDEO RELACIONADO COM ESSA NOVA VERSÃO, AGUARDE!

Qualquer dúvida e ou sugestão entre em contato:
arduinobymyself@gmail.com

17 comentários:

  1. Essa biblioteca é o nome da versão compatível com o IDE v1.0? Onde consigo baixá-la?

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    Respostas
    1. Caro Colega
      pode baixar as duas bibliotecas dos Links Abaixo:

      Esta é para a IDE 1.0
      http://www.4shared.com/rar/QECgzqt1/LiquidCrystal_I2Cv1-1.html?refurl=d1url

      Esta é para o IDE até 0023
      http://www.4shared.com/zip/rzQcuuc0/LiquidCrystal_I2C.html?refurl=d1url

      Felicidades

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    2. Existe algum "reference" dessa biblioteca? Meu ponto é: somos novos com arduino e programação e estamos desenvolvendo um projeto cuja base é muito parecida com sua experiência. Gostaríamos de entender melhor o código, principalmente a parte da comunicação I2C com o display, como por exemplo a função: " LiquidCrystal_I2C lcd(0x27,16,2); "

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    3. Colega Tails,

      Não encontrei nenhum "reference" desta biblioteca.

      Mas como éla é na verdade uma variação da biblioteca "LiquidCrystal_I2C" padrão, e como podemos observar nos arquivos .h ... todas as funções são correspondentes com a biblioteca padrão, pode-se usar a mesma referência para ambas.

      Uma outra solução, que na verdade estou usando atualmente, pois não é somente esta biblioteca de LCD que não funciona na IDE 1.0, é voltar a usar a IDE 0023, onde todas as bibliotecas funcionam e temos muitas referências disponíveis.
      Até que as novas versões de IDE estejam consolidadas, teremos que conviver com ambas.
      Aconselho estudarem bem a referência da LiquidCrystal padrão, e depois certamente verão que a solução proprietária da biblioteca para a IDE 1.0 é muito parecida. Consultem o Arduino Forum, lá temos muitas informações também.
      No próprio arquivo .h da blibioteca, temos todas as funções e assim verificar o uso.

      Se puder ajudar com mais alguma coisa em seu projeto, ponho-me a disposição.
      Nossa vida é assim mesmo...escarafunchando aqui e ali...

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  2. Consultem:
    http://www.arduino.cc/playground/Code/LCDAPI

    Aqui foi onde consegui a versão que funciona com a IDE 1.0
    http://hmario.home.xs4all.nl/arduino/LiquidCrystal_I2C/

    até mais

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  3. Uma última pergunta Marcelo: foi fácil conseguir esse display com adaptador I2C? Comprou nessas lojas de componentes mesmo ou teve que pedir pela internet?

    Agradeço desde já

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    1. Tails

      Esse componente é relativamente fácil de conseguir.
      No meu caso eu fiz um pedido de compra direto da China, demorou 15 dias para ser entregue e em ótimo estado.

      http://www.aliexpress.com

      Porém você pode comprar também, por exemplo, no mercado livre ou lojas especializadas.
      Também conhecido como display serial.

      Abraço

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  4. Grande Marcelo, parabéns pelo grande trabalho.
    Um abraço!

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  5. o desenho do circuito eletrônico vc pode enviar para mim gilson7@oi.com.br

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  6. Olá Marcelo, e ocorreu uma dúvida, os arduinos duemilanove e arduino uno são iguais e qualquer um dos dois serviria para a tranca ou só o arduino uno? Sou iniciante no arduino didáticamente e resolvi realizar o experimento da tranca de controle de acesso.

    Urias Barbosa

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    Respostas
    1. Olá Urias,
      Acredito que o projeto possa ser implementado sem nenhum problema, usando o Arduino Duemilanove.
      Nunca fiz nenhum teste, porém existe compatibilidade.

      Se necessitar alguma ajuda ou se tiver mais dúvidas, pode entrar em contato: marcelo.moraes.1971@gmail.com

      Acesse: http://www.instructables.com , para mais projetos meus e de outros colaboradores.
      Divulgue o blog "arduinobymyself", para divulgar conhecimento e informação. Software e Hardware livre para todos.


      Abraço

      Marcelo Moraes

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  7. Olá marcelo, achei muito bom o seu projeto, seria muito dificil modificar o projeto para poder trocar a senha a qualquer momento?, pois seria muito bacana ter essa opção.
    No Aguardo!.

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  8. Agradeço por disponibilizar a atualização do material, bem explicado, e ajudou bastante nos estudos e funcionalidade de cada componente.

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  9. como faço pra mudar a senha em vez de 1234

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