quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Arduino "O Início"

Arduino by my Self

Finalmente chegou a minha encomenda.

O Arduino UNO Crazy Kit...

Feito o desempacotamento e o primeiro teste.  Tudo funcionando perfeitamente.!


Vamos a alguns detalhes, vejam as figuras abaixo:

O Pacote
Este meu primeiro modelo, decidi comprar da China mesmo, devido a minha falta de experiência e do fator custo.
Este Kit custou $86, e vem com muitos componentes importantes, que aqui no Brasil certamente custariam muito mais do que isso.
Hoje a China tem uma grande participação e relação comercial com o Brasil, o que torna mais confiável efetuar a compra de um produto.
Relacionado à qualidade!?
O Arduino é um hardware "open-source", o que facilita muito a qualquer fabricante a produção de placas fiéis as originais (devido ao próprio avanço tecnológico), ou pelo menos com uma grande qualidade (padronizações e controle de qualidade),.... então não me parece um inconveniente comprar este produto "não original".

Se eu tiver algum problemas com este produto irei postar para que outras pessoas possam ter orientação.

Pacote já aberto o conteúdo
Como  podem ver o produto vem acondicionado em sacos anti-estática e envolto com uma grande quantidade de plástico bolha (não aparece nas fotos) para evitar problemas durante o transporte.

Conteúdo devidamente acondicionado
Acondicionei o conteúdo num organizador (desses para costua, bijouterias, trabalhos manuais, coleções, etc...), pretendo colocar aí mais componentes exclusivos para o uso com as experiências com o Arduino, tais como:
LEDs, resistores, capacitores, LDR, Transistores, motores, servo-motores, displays,
Receptores e Transmissores infra-vermelho, sensor ultra-sônico, módulos de TX/RX de RF, sensores de umidade, temperatura, presença, movimento, etc..

Num futuro próximo, devo comprar mais componentes e alguns Shields (Ethernet, Bluetooth, Xbee, GPS,... etc...), aí deverei obter um organizador maior e melhor.


video

Fiz o download e instalei a IDE do Arduino, versão 1.0;  disponível no site www.arduino.cc
Este site deve ser usado como referência para o Arduino.

Descomprimi o arquivo no meu Desktop.

Fiz também o primeiro teste da plaquinha do Arduino.


Visite também outros sites interessantes:
Wiring - http://wiring.org.co/ - é um ambiente para programação de microcontroladores (open-source, envolvendo Hardware e software (assim como o Arduino, do qual ele foi baseado; programação C e Wiring)
Fritizing - http://fritzing.org/ - é uma iniciativa open-source para apoiar designers, artistas, pesquisadores e entusiastas para trabalhar criativamente com eletrônicos interativos.
Processing - http://processing.org/ - é uma linguagem de programação open source e meio ambiente para as pessoas que querem criar imagens, animações e interações. Inicialmente desenvolvido para servir como um caderno de desenho de software e para ensinar os fundamentos da programação de computadores dentro de um contexto visual,



Particularidades

Durante a conexão do Arduino com o computador, foi necessário instalar o driver de comunicação;
Como já é sabido, acontece um erro na instalação (o sistema não reconhece o Arduino como um hardware plug and play) assim foi necessário fazer a instalação manual do driver (o driver encontra na pasta do software da IDE do Arduino, na caminho: C:\Users\<seu usuário>\Desktop\arduino-1.0\drivers).

Ao abrir a IDE, localizar o sketch do Blink LED, e enviar para o Arduino;
Não esqueça de selecionar no menu  "Tools", o tipo de placa do Arduino UNO e a porta USB onde ele está plugado para a comunicação.

Sketch exemplo usado para primeiro teste do Arduino UNO
Seleção do tipo de Placa Arduino

Seleção da porta USB de comunicação

Veja o vídeo abaixo para maiores informações.




..... o vídeo será postado em breve!